Novo recorde de veículos elétricos em novembro de 2024

Nos primeiros 11 meses do ano, as vendas de veículos novos em Portugal cresceram, tornando novembro o mês com mais veículos elétricos matriculados de sempre, com 9.608 veículos, representando um crescimento homólogo de 11% em relação a 2023.

Em novembro, os veículos elétricos novos (100% elétricos e híbridos plug-in) atingiram uma quota de mercado de 32,14%, superando todas as outras motorizações, incluindo a gasolina (30,99%). Considerando todos os ligeiros de passageiros 100% elétricos e híbridos plug-in (PHEV), a quota de mercado anual dos novos foi de 32,96%, superou o recorde de outubro de 2024.

Contudo, verificou-se uma diminuição de 0,45% nos veículos novos, esta ligeira quebra nos números de novembro deve-se ao facto de a Alemanha, o maior mercado europeu para carros elétricos, ter registado uma desaceleração significativa, o que influenciou as vendas em toda a Europa.

Em Portugal, o estado tem vindo a aprovar um conjunto de incentivos e benefícios fiscais, que vão desde a aquisição de viaturas elétricas, redução dos custos de carregamento na rede Mobi.E e instalação de postos de carregamento. Estes incentivos para a compra de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos incluem um incentivo de 4.000€ do Fundo Ambiental. No caso de instituições sociais, poderão receber até 5.000€ por veículo elétrico, com um limite de quatro veículos.

Estes incentivos estão em vigor até 31 de dezembro de 2024. Além disso, existem benefícios fiscais como isenção do ISV e do IUC para veículos elétricos e reduções para veículos híbridos plug-in.

 

BluechargeNovo recorde de veículos elétricos em novembro de 2024