A venda de carros elétricos em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos e, atualmente, um em cada cinco carros vendidos já são eletrificados. No que diz respeito às empresas, o número de carros elétricos nas frotas também já começa a ter alguma expressão, apesar de a autonomia ser o maior entrave à transição para a aposta em frotas 100% elétricas. No entanto, com o aparecimento de veículos cada vez mais autónomos e com a expansão da rede pública, que já chegou a todos os concelhos do país, este começa a ser um obstáculo cada vez mais fácil de contornar.
Assim, quais os benefícios que uma frota elétrica pode trazer às empresas?
1. Sustentabilidade
Em primeiro lugar, seja para particulares ou empresas, a sustentabilidade é o grande trunfo da mobilidade elétrica. Os carros 100% elétricos são mais amigos do ambiente e não emitem poluição direta tendo, por isso, também emissões nulas de co2. Ainda dentro da sustentabilidade, ter uma frota elétrica reforça a imagem das empresas. Numa altura em que o mundo está de olhos postos nas questões ambientais, qual é a empresa que não quer reforçar a sua notoriedade através de uma imagem sustentável?
2. Poupança
Todas as empresas querem reduzir os custos ao máximo e o crescente aumento dos preços dos combustíveis fosseis tem complicado esta tarefa. Carregar um carro elétrico é mais barato do que atestar um veículo a gasóleo, e esta poupança ainda se pode tornar maior se as empresas apostarem numa rede privada de carregadores, onde só terão de pagar a energia consumida. Depois, ainda há uma poupança considerável associada à manutenção dos veículos elétricos que, por terem menos peça e menos desgaste, não necessitaram de passar tantas vezes pela oficina.
3. Incentivos e benefícios fiscais
O estado também apoia a transição energética das frotas das empresas através da isenção de vários impostos para carros 100% elétricos (Imposto sobre Veículos (ISV), Imposto Único de Circulação (IUC), Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). O Fundo Ambiental de 2022 também concede incentivos às empresas para a aquisição de automóveis ligeiros de mercadorias novos 100% elétricos. Existem 150 incentivos de 6 mil euros e as empresas podem candidatar-se, no máximo, a dois apoios.
Como vê, apostar numa frota elétrica pode acabar por ser bastante vantajoso para as empresas, sem falar do conforto que os carros elétricos concedem a quem passa muitas horas na estrada. Porém, é importante não esquecer que cada empresa tem as suas características e no presente momento pode não compensar uma alteração total do parque automóvel de algumas empresas; no entanto, 40% de empresas de média e grande dimensão já deram o primeiro passo e têm, pelo menos, um carro elétrico na sua frota.