Num pódio formado pelos Países Baixos, Luxemburgo e Alemanha, Portugal aparece de seguida, em quarto lugar, com 24,9 postos de carregamento por cada 100km de estrada.
Imagem: Mobi.e
Um estudo elaborado pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (AEFA) colocou Portugal no top 5 dos países com a rede de carregadores de veículos elétricos mais densa da União Europeia. Apesar de os números serem positivos, estes têm de ser analisados com cautela, uma vez que a rede portuguesa ainda tem de crescer consideravelmente de modo a acompanhar a célere eletrificação do parque automóvel nacional.
No que diz respeito à rede dos restantes países da União Europeia, a realidade ainda é preocupante: a maioria dos países apresenta uma rede de carregamento lenta e insuficiente. Segundo os dados da AEFA, apenas os Países Baixos e o Luxemburgo têm mais de 50 postos de carregamento por cada 100km, sendo que os primeiros têm, em média, um carregador a cada 1,5km. Longe desta realidade estão a Lituânia, Chipre, Grécia, Estónia e Polónia, todos com menos de 1 posto de carregamento por 100km de estrada. No que toca aos restantes estados-membros, a média situa-se em menos de cinco carregadores a cada 100km.
A escassez de postos não é, porém, o único problema da mobilidade elétrica na UE. Apesar de haver um grande esforço dos estados-membros na sensibilização para a mobilidade elétrica, a verdade é que a infraestrutura existente ainda é lenta, com apenas um em cada sete carregadores com mais de 22kW, o que constitui um grande entrave para quem equaciona adquirir um veículo elétrico.
Apesar da infraestrutura ainda não ter atingido os valores esperados no nosso país, Portugal apresenta alguns dados relevantes que devem ser tidos em conta: desde janeiro que há uma média de 23 postos instalados por semana, sendo que a compra de veículos elétricos, só em setembro, teve um aumento homólogo de 21,1%. No que toca à velocidade de carregamento, mais de 3 postos, em cada 10, são rápidos.