A preocupação com a proteção ambiental é uma inquietação de todos, e as empresas têm um papel importante nesta missão. Mas será que compensa investir num carro elétrico para empresas? A melhor forma de avaliar é apurar o indicador “custo total de propriedade” (ou TCO – Total Cost of Ownership). São analisadas despesas como o combustível/energia, a depreciação, os impostos – incluindo tributação autónoma e IVA -, seguros e manutenção. Ao substituir frotas de veículos a combustão por carros elétricos, a empresa poderá beneficiar dos seguintes incentivos fiscais:
- Isenção da Tributação Autónoma;
- IVA dedutível até ao custo de aquisição de 62.500€;
- Valor de amortização até ao custo de aquisição de 62.500€.
Ainda assim, o consumo dos veículos elétricos torna-se mais eficiente em comparação com os restantes veículos, apresentando benefícios económicos a longo prazo. De acordo com o documento, lançado em 2023, serão abrangidas até 12.500 empresas num custo orçamental global de 5 milhões de euros. Ao aliar a preocupação ambiental com os apoios do Estado, trocar os seus carros por elétricos torna-se atrativo.
A Bluecharge acompanha-o na conversão a sua empresa para a mobilidade elétrica, fornecendo carregadores e cartões para carregar os veículos elétricos da sua empresa.