Os diferentes tipos de carregamento para veículos elétricos variam em potência, tempo e aplicações, desde soluções domésticas a carregadores ultrarrápidos. Entre os padrões mais relevantes, destaca-se o CCS (Combined Charging System), adotado pela União Europeia como o conector padrão para carregamento rápido. Este sistema integra carregamento AC e DC numa única interface, garantindo maior versatilidade e eficiência. A padronização do CCS é um passo estratégico para impulsionar a mobilidade elétrica, promovendo a interoperabilidade e facilitando o crescimento da infraestrutura de carregamento.
Modo 1:
Este modo de carregamento utiliza uma tomada doméstica comum (Schuko), semelhante às usadas para eletrodomésticos. É o método mais simples e acessível, pois requer apenas um cabo que conecte o veículo à tomada. Este modo é indicado para veículos elétricos de baixa potência, uma vez que, existe falta de sistemas de proteção adequados que possam garantir a segurança do carregamento e do veículo.
Modo 2:
O carregamento no Modo 2 é realizado utilizando um sistema elétrico monofásico com potência inferior a 3,7 kW. Este método inclui uma caixa de controle com sistemas de proteção que garantem a segurança durante o carregamento. É indicado para veículos híbridos plug-in ou pequenos veículos elétricos. Este modo requer uma caixa com tomada Schuko, conhecida como Base de Segurança – EV Portable, que deve ser conectada aos sistemas de proteção adequados para a rede elétrica.
Modo 3:
Este modo de carregamento é semirrápido e utiliza um posto de carregamento específico, conhecido como WALLBOX. Este equipamento possui diversas proteções para garantir a segurança tanto do sistema elétrico da rede quanto do veículo. Este modo é indicado para todos os tipos de veículos elétricos e híbridos plug-in. A sua potência pode variar entre 7,4 kW (monofásico) e 22 kW (trifásico), dependendo das especificações do veículo e da instalação.
O modo 3 utiliza conectores específicos, sendo o Tipo 1 (SAE J1772) para padrões norte-americanos e japoneses, e o Tipo 2 (IEC 62196-2) para o padrão europeu.
Modo 4:
O carregamento no Modo 4 é realizado em estações públicas e permite recarregar pelo menos 80% da bateria em menos de 30 minutos. Este método utiliza corrente contínua, ao contrário dos modos anteriores que utilizam corrente alternada .
Este modo é indicado para uso público ao ar livre, ideal para recarregar veículos durante viagens longas ou em situações onde o tempo é limitado.
A sua potência é a partir de 50 kW, com distinção entre recarga “super rápida” e “ultrarrápida”. Utiliza conectores CHAdeMO ou CCS, dependendo do modelo do veículo.