Balanço das Vendas de VE em 2024

O ano de 2024 encerrou-se com uma sequência de recordes de vendas de veículos elétricos em Portugal. Em setembro, atingimos um marco histórico com os veículos 100% elétricos a serem os mais vendidos na categoria de ligeiros de passageiros. Em outubro, alcançámos um novo recorde mensal de veículos elétricos matriculados em Portugal, que foi sucessivamente ultrapassado nos meses seguintes, novembro e dezembro.

Estes aumentos de vendas de veículos elétricos no final de cada trimestre são uma tendência que tem sido observada ao longo dos anos. No entanto, ter mais 10.000 veículos elétricos matriculados em Portugal, num mês ou num trimestre, é um marco importante para a Mobilidade Elétrica no país.

Na categoria de ligeiros de passageiros, os veículos 100% elétricos registaram um crescimento de 14,7% e terminaram 2024 com uma quota de mercado de 19,91%. Comparativamente ao ano de 2023, as vendas de veículos 100% elétricos aumentaram 10,60% em 2024, em todas as categorias.

Considerando apenas os veículos novos, ao longo do ano de 2024 venderam-se mais veículos 100% elétricos, de todas as categorias, do que no total de três anos entre 2020 e 2022, resultando num fecho de ano promissor.

 

 

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Top 5 VE de 2025 que precisa de conhecer!

Em 2025, o mercado de veículos elétricos (VE) está a expandir-se com novos lançamentos. Aqui estão cinco modelos escolhidos pela Bluecharge, que prometem revolucionar a mobilidade elétrica: 

Renault 5 Turbo 3E: Este modelo é uma homenagem ao icónico Renault 5 Turbo dos anos 80, mas com uma atualização moderna e elétrica. Equipado com dois motores elétricos que produzem um total de 500 cv, o 5 Turbo 3E é um veículo de tração traseira que pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Com um design arrojado e uma produção limitada, este carro promete ser um colecionável para os entusiastas de automóveis.

Range Rover EV: A Range Rover está a entrar no mercado dos veículos elétricos com um SUV de luxo que mantém a capacidade pela qual a marca é conhecida. Lançado este ano o modelo promete uma autonomia impressionante e um desempenho robusto, combinando luxo e sustentabilidade. 

Jaguar Type 00: A Jaguar está a redefinir o seu portfólio com o Type 00, um conceito que antecipa uma nova era de veículos elétricos luxuosos. Com um design arrojado e proporções notórias?, este modelo será o primeiro de uma série de três veículos elétricos de luxo que a Jaguar planeia lançar até ao fim de 2025. 

Xiaomi YU7: A Xiaomi, conhecida pelos seus produtos eletrónicos, está a expandir-se para o mercado automóvel com o YU7, um SUV elétrico de médio porte. Equipado com um sistema de tração integral e motores que produzem um total de 681 cv, o YU7 promete uma combinação de desempenho e tecnologia avançada.  

Polestar 5: A Polestar, marca criada pela Volvo, está a preparar o lançamento do Polestar 5, um veículo que combina design futurista com sustentabilidade. Com materiais reciclados e tecnologia de ponta, este modelo promete ser um marco na evolução dos veículos elétricos 

Estes lançamentos mostram como a indústria automóvel está a evoluir rapidamente, oferecendo opções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para os consumidores que as procuram.  

 

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Novo recorde de veículos elétricos em novembro de 2024

Nos primeiros 11 meses do ano, as vendas de veículos novos em Portugal cresceram, tornando novembro o mês com mais veículos elétricos matriculados de sempre, com 9.608 veículos, representando um crescimento homólogo de 11% em relação a 2023.

Em novembro, os veículos elétricos novos (100% elétricos e híbridos plug-in) atingiram uma quota de mercado de 32,14%, superando todas as outras motorizações, incluindo a gasolina (30,99%). Considerando todos os ligeiros de passageiros 100% elétricos e híbridos plug-in (PHEV), a quota de mercado anual dos novos foi de 32,96%, superou o recorde de outubro de 2024.

Contudo, verificou-se uma diminuição de 0,45% nos veículos novos, esta ligeira quebra nos números de novembro deve-se ao facto de a Alemanha, o maior mercado europeu para carros elétricos, ter registado uma desaceleração significativa, o que influenciou as vendas em toda a Europa.

Em Portugal, o estado tem vindo a aprovar um conjunto de incentivos e benefícios fiscais, que vão desde a aquisição de viaturas elétricas, redução dos custos de carregamento na rede Mobi.E e instalação de postos de carregamento. Estes incentivos para a compra de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos incluem um incentivo de 4.000€ do Fundo Ambiental. No caso de instituições sociais, poderão receber até 5.000€ por veículo elétrico, com um limite de quatro veículos.

Estes incentivos estão em vigor até 31 de dezembro de 2024. Além disso, existem benefícios fiscais como isenção do ISV e do IUC para veículos elétricos e reduções para veículos híbridos plug-in.

 

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Tipos de Carregamento para Veículos Elétricos

Os diferentes tipos de carregamento para veículos elétricos variam em potência, tempo e aplicações, desde soluções domésticas a carregadores ultrarrápidos. Entre os padrões mais relevantes, destaca-se o CCS (Combined Charging System), adotado pela União Europeia como o conector padrão para carregamento rápido. Este sistema integra carregamento AC e DC numa única interface, garantindo maior versatilidade e eficiência. A padronização do CCS é um passo estratégico para impulsionar a mobilidade elétrica, promovendo a interoperabilidade e facilitando o crescimento da infraestrutura de carregamento.

Modo 1:

Este modo de carregamento utiliza uma tomada doméstica comum (Schuko), semelhante às usadas para eletrodomésticos. É o método mais simples e acessível, pois requer apenas um cabo que conecte o veículo à tomada. Este modo é indicado para veículos elétricos de baixa potência, uma vez que, existe falta de sistemas de proteção adequados que possam garantir a segurança do carregamento e do veículo.

Modo 2:

O carregamento no Modo 2 é realizado utilizando um sistema elétrico monofásico com potência inferior a 3,7 kW. Este método inclui uma caixa de controle com sistemas de proteção que garantem a segurança durante o carregamento.  É indicado para veículos híbridos plug-in ou pequenos veículos elétricos. Este modo requer uma caixa com tomada Schuko, conhecida como Base de Segurança – EV Portable, que deve ser conectada aos sistemas de proteção adequados para a rede elétrica.

Modo 3:  

Este modo de carregamento é semirrápido e utiliza um posto de carregamento específico, conhecido como WALLBOX. Este equipamento possui diversas proteções para garantir a segurança tanto do sistema elétrico da rede quanto do veículo. Este modo é indicado para todos os tipos de veículos elétricos e híbridos plug-in. A sua potência pode variar entre 7,4 kW (monofásico) e 22 kW (trifásico), dependendo das especificações do veículo e da  instalação.

O modo 3 utiliza conectores específicos, sendo o Tipo 1 (SAE J1772) para padrões norte-americanos e japoneses, e o Tipo 2 (IEC 62196-2) para o padrão europeu.

Modo 4: 

O carregamento no Modo 4 é realizado em estações públicas e permite recarregar pelo menos 80% da bateria em menos de 30 minutos. Este método utiliza corrente contínua, ao contrário dos modos anteriores que utilizam corrente alternada .

Este modo é indicado para uso público ao ar livre, ideal para recarregar veículos durante viagens longas ou em situações onde o tempo é limitado.

A sua potência é a partir de 50 kW, com distinção entre recarga “super rápida” e “ultrarrápida”. Utiliza conectores CHAdeMO ou CCS, dependendo do modelo do veículo.

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Novo recorde de veículos elétricos em outubro de 2024

Em outubro de 2024, Portugal atingiu um marco impressionante no mercado de veículos 100% elétricos, com 1.673 unidades de importados usados matriculadas – um aumento notável de 104% em relação ao mesmo mês de 2023, quando se registaram apenas 819 veículos. Este é, sem dúvida, um reflexo da crescente adesão à mobilidade elétrica no país.

No campo das marcas, a Peugeot brilhou, destacando-se como a líder no segmento de veículos 100% elétricos, com 507 unidades vendidas. A BMW seguiu-lhe de perto, com 431 veículos, enquanto a Tesla, tradicionalmente a marca mais vendida, caiu para o terceiro lugar, com 349 veículos entregues. Um sinal claro de que a competição no mercado elétrico está a aquecer.

Em termos de quota de mercado, os veículos elétricos estiveram muito perto de ultrapassar os modelos a gasolina, alcançando uma quota de 22,78% em outubro, contra 26,93% dos veículos a gasolina – uma diferença de apenas 4%. Este dado revela o crescente interesse dos consumidores pela mobilidade elétrica, que continua a ganhar força e espaço em Portugal.

Este cenário reflete a evolução sólida do mercado de veículos elétricos em Portugal, que está a dar passos firmes rumo a uma transformação mais sustentável e inovadora no setor automóvel. O futuro da mobilidade elétrica nunca pareceu tão promissor!

A associação de utilizadores de veículos elétricos – UVE – tem um artigo muito completo com mais dados, que pode ser consultado aqui.

 

 

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Helexia reforça aposta na mobilidade elétrica com aquisição da Bluecharge

A Helexia Portugal anuncia a aquisição da Bluecharge, pioneira da mobilidade elétrica em Portugal, como parte da sua missão em prol da descarbonização. A mobilidade elétrica é um pilar que tem vindo a ganhar relevo no portfólio de serviços oferecidos pela multinacional francesa, que iniciou atividade como operador para a mobilidade elétrica em 2020.

Atualmente, a Helexia opera cerca de 230 carregadores em 40 localizações, tendo já servido mais de 33 mil utilizadores individuais em +160 mil sessões de carregamento, para um total de +3 GWh de energia fornecida. Com a aquisição da Bluecharge, a empresa reforça o seu portfolio de serviços na rede Mobi.e, tornando-se comercializadora de energia para a mobilidade elétrica (CEME), sempre disponibilizando energia 100% renovável.

“Estamos extremamente entusiasmados com esta aquisição, que nos permitirá oferecer soluções ainda mais sustentáveis e eficientes aos nossos clientes.” Afirma Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal. “Esta aposta estratégica para além de fortalecer o nosso compromisso com a transição energética e a sustentabilidade, também nos coloca na vanguarda dos esforços nacionais e europeus para a descarbonização. Juntos, estamos a construir um futuro mais verde e responsável para todos.” Acrescenta.

A Helexia planeia maximizar as sinergias entre ambas as empresas, aproveitando os seus recursos e competências para oferecer soluções cada vez mais inovadoras e eficazes no mercado da mobilidade elétrica. A estratégia conjunta será apresentada ao mercado no início de 2025.

Em Portugal deste 2016, a Helexia colocou em operação 61 MWp de projetos de autoconsumo solar e capacidade contratada que permitirá duplicar este número. Os seus projetos já produziram 130 GWh e geraram poupanças de mais de 3,5 milhões de euros para os seus clientes.

Nos últimos oito anos, a multinacional francesa investiu mais de 30 milhões de euros no país, com uma média entre 12 e 15 milhões de euros por ano – um ritmo de investimento que está previsto acelerar significativamente a partir de 2025, com a expectativa de um aumento para 60 milhões de euros nos próximos 12 a 15 meses.

 

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A produção solar até setembro superou 2023

A recente publicação da REN – Redes Energéticas Nacionais revela que Portugal atingiu um novo recorde na produção de energia solar. Assim, já no mês de setembro, “2024 tornou-se um ano histórico em termos de produção solar em Portugal”, afirma a REN. Este aumento na produção de energia solar é resultado da redução da geração de eletricidade a partir de gás natural e do crescimento da energia hídrica, que representou 34,5% da eletricidade consumida no país.

A energia eólica foi a principal fonte de produção de eletricidade em setembro, com uma contribuição de 35%. Por outro lado, a energia hídrica registou o maior número de horas de fecho de mercado, totalizando 2.537 horas não consecutivas.

A nossa missão de promover a energia verde e a sustentabilidade da mobilidade elétrica continuará, mantendo o compromisso de um futuro ainda mais verde em 2024.

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Novo Fundo Ambiental 2024

Desde 2017 que o Fundo Ambiental tem servido de Incentivo à Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas através da implementação de medidas para acelerar a adoção de energias de tração alternativas e mais sustentáveis, como a tração 100% elétrica.

Neste ano promove-se a substituição de frotas poluentes por veículos zero emissões, como uma ação adicional para a eletrificação da frota automóvel.

   

Um dos objetivos é a redução do impacto dos veículos movidos a combustíveis fósseis que ainda estão em circulação. Desta forma foram criadas medidas para impulsionar o aumento de veículos elétricos  designados como Tipologia 1.

  • Tipologia 1: 1 050 (mil e cinquenta) incentivos ou 4 200 000 (euro) (quatro milhões e duzentos mil euros), no caso de pessoas singulares e de 400 (quatrocentos) incentivos ou 2 000 000 (euro) (dois milhões de euros), no caso de IPSS e outras instituições de cariz social;

Outro incentivo criado pelo Fundo Ambiental procura responder às necessidades de carregamento dos utilizadores de carros elétricos, considerada Tipologia 7.

  • Tipologia 7: atribuição de 80% do valor de aquisição do carregador, incluindo IVA, até um máximo de 800 €. Cada carregador corresponde a um lugar de estacionamento, podendo ser acrescido 80% do valor da instalação elétrica, até 1000 € por lugar. O incentivo é limitado a um carregador por condómino, com um máximo de 10 carregadores por condomínio/CPE. A concessão do incentivo depende da ligação do carregador à Rede Mobi.E, tornando o condómino um Detentor de Pontos de Carregamento (DPC).

O âmbito geográfico abrange Portugal continental, e o prazo para apresentação de candidaturas vai até 31 de dezembro de 2024. 

 

 

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Gestão da Frota

À medida que a conscientização sobre os impactos ambientais e a necessidade de reduzir as emissões de carbono aumentam, as empresas e organizações estão a adotar veículos elétricos nas suas frotas. No entanto, essa transição requer uma abordagem estratégica e uma gestão cuidadosa, mas desempenha um papel crucial na transição para um futuro mais sustentável e eficiente em termos energéticos.                                                                         

A gestão da frota na mobilidade elétrica envolve a seleção adequada de veículos elétricos, a instalação de infraestrutura de carregamento, a monitorização constante do estado da bateria, a otimização das rotas e a gestão eficiente da energia.

Ao adotar uma abordagem sólida para a gestão da frota na mobilidade elétrica, as organizações podem reduzir sua pegada de carbono, aproveitando os benefícios da eletrificação, como custos de energia mais baixos e manutenção simplificada. Essa transição é uma etapa fundamental para um futuro mais verde e sustentável.

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Dia Mundial da Energia

O Dia Mundial de Energia comemora-se no dia 29 de maio e tem como principal objetivo, sensibilizar e motivar as pessoas para a necessidade de desenvolverem estratégias de eficiência e poupança energética, além de alertar sobre a importância de preservar os recursos naturais.

É também uma oportunidade para promover as fontes de energia renovável (eólica, hídrica, solar, biomassa, entre outras), conhecida como energia verde.

A energia verde provém de recursos naturais e renováveis. Desta forma, além de serem rapidamente repostos pela natureza, esses recursos não apresentam um impacto tão negativo no planeta.  Este tipo de energia, é considerada mais limpa e menos impactante do que as fontes de energia não renováveis.

Esta energia provém da:

  • Energia da biomassa: ou bioenergia, é proveniente da matéria orgânica não fóssil de origem animal e vegetal.
  • Energia hídrica: proveniente da força das águas represadas dos rios.
  • Energia geotérmica: proveniente do calor interno da Terra.
  • Energia das marés e das ondas: proveniente do movimento das marés e da força das ondas.

Atualmente, é cada vez mais urgente optar por alternativas renováveis e ir implementando alterações nos nossos comportamentos do quotidiano, de forma a tentar controlar os efeitos da exploração humana. Ainda assim, existem algumas medidas que pudemos tomar.

Ao escolher comprar um veículo elétrico, reduz as emissões de Co2, utilizando uma fonte energética mais sustentável.  Para o ajudar a tornar o planeta terra mais sustentável, pode contar com a Bluecharge que tem o selo GREEN ENERGY, para oferta energética para o seu veículo particular ou veículo da sua empresa.

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