Portugal no top 5 dos países com mais carregadores da União Europeia

Num pódio formado pelos Países Baixos, Luxemburgo e Alemanha, Portugal aparece de seguida, em quarto lugar, com 24,9 postos de carregamento por cada 100km de estrada.

Imagem: Mobi.e

Um estudo elaborado pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (AEFA) colocou Portugal no top 5 dos países com a rede de carregadores de veículos elétricos mais densa da União Europeia. Apesar de os números serem positivos, estes têm de ser analisados com cautela, uma vez que a rede portuguesa ainda tem de crescer consideravelmente de modo a acompanhar a célere eletrificação do parque automóvel nacional.

BluechargePortugal no top 5 dos países com mais carregadores da União Europeia
Continue a ler

Frotas de carros elétricos: quais as vantagens para as empresas?

A venda de carros elétricos em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos e, atualmente, um em cada cinco carros vendidos já são eletrificados. No que diz respeito às empresas, o número de carros elétricos nas frotas também já começa a ter alguma expressão, apesar de a autonomia ser o maior entrave à transição para a aposta em frotas 100% elétricas. No entanto, com o aparecimento de veículos cada vez mais autónomos e com a expansão da rede pública, que já chegou a todos os concelhos do país, este começa a ser um obstáculo cada vez mais fácil de contornar.

Assim, quais os benefícios que uma frota elétrica pode trazer às empresas?

BluechargeFrotas de carros elétricos: quais as vantagens para as empresas?
Continue a ler

Estado apoia condomínios na instalação de carregadores para carros elétricos

O Fundo Ambiental de 2022, promovido pelo Ministério do Ambiente, volta a incentivar a introdução do Consumo de Veículos de Emissões Nulas, apoiando, além da compra de carros 100% elétricos, a instalação de carregadores em condomínios multifamiliares.

Pela primeira vez, o Fundo Ambiental apoia a compra e instalação de carregadores para carros elétricos em condomínios. O incentivo será de 80% do valor da compra do carregador, até ao máximo de 800 euros por posto, e da instalação elétrica, até ao máximo de 1000€ por lugar de estacionamento. O apoio será limitado a uma instalação por condómino ou dez por condomínio multifamiliar.

BluechargeEstado apoia condomínios na instalação de carregadores para carros elétricos
Continue a ler

Rede Mobi.E bate todos os recordes no primeiro semestre de 2022

A mobilidade elétrica em Portugal continua em franco crescimento e os primeiros seis meses de 2022 são os melhores de sempre do setor. Indicadores como o número de carregamentos, postos, utilizadores, consumo de energia e potência registaram todos aumentos significativos.

Créditos: Image by senivpetroon @ Freepik

Segundo dados revelados pela gestora da rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, a Mobi.E, o número de carregamentos e carregadores registou um grande aumento no primeiro semestre deste ano. Foi ultrapassado o milhão de carregamentos, algo que no ano passado só tinha acontecido em outubro, e o número de carregadores aumentou 46% relativamente ao período homólogo. Fazendo as contas, houve uma média de 83 postos adicionados à rede por mês nos primeiros seis meses deste ano.

BluechargeRede Mobi.E bate todos os recordes no primeiro semestre de 2022
Continue a ler

5 motivos para comprar um carro elétrico

Se ainda não está totalmente convencido com os carros elétricos saiba que, atualmente, as vantagens de investir nestes veículos já ultrapassam em muito as desvantagens que ouvíamos falar no passado; a autonomia já não é um problema, os postos de carregamento estão em larga expansão e, para complementar, o estado incentiva à compra de veículos de emissões nulas através de apoios.

Em 2022, um em cada cinco carros vendidos em Portugal já é elétrico e hoje apresentamos-lhe uma mão cheia de razões para apostar neste investimento:

Bluecharge5 motivos para comprar um carro elétrico
Continue a ler

Estado da eletrificação automóvel em 2030? Conheça os 3 cenários possíveis

A transformação do mercado automóvel está num período de grande aceleração que só tem tendência a intensificar-se nos anos que se seguem. Porém, a eletrificação do setor pode trazer dissabores aos serviços que dependem dos automóveis, como é o caso do mercado de redistribuição e das oficinas.

O estudo conjunto da Roland Berger e da Associação Europeia de Fornecedores Automóveis, sobre a aceleração da eletrificação automóvel divulga, entre outros, que até 2030, pelo menos mais de metade das vendas automóveis a nível internacional serão de veículos elétricos. Boas notícias para o planeta; notícias desafiantes para os “players” que giram à volta da órbita do automóvel. Quem não se reposicionar e planear a transição elétrica no presente vai ter dificuldade em encaixar-se neste novo paradigma daqui para a frente.

BluechargeEstado da eletrificação automóvel em 2030? Conheça os 3 cenários possíveis
Continue a ler